Ao sancionar o Orçamento da União para 2019, o presidente Jair Bolsonaro manteve a realização dos concursos previstos para o ano. Estão previstas 48.224 vagas, sendo que 43.373 são referentes a reposições, e 4.851 relacionadas a novos cargos. O aval do presidente aumenta a esperança de quem está se preparando para seleções públicas de órgãos federais.
Das 48 mil vagas, 42 mil seriam destinadas aos órgãos do Executivo. As oportunidades não estão detalhadas no Orçamento. Caberá ao Ministério da Economia organizar a distribuição — e a possibilidade — de contratações ao longo do ano.
Deste total, 11.493 postos não contam com especificações de órgãos ou cargos para a abertura dos concursos, enquanto outra parcela de 22.559 vagas se destina ao banco de professores e equivalentes ao quadro de referência dos cargos de técnicos administrativos em Educação.
O Legislativo também prevê a abertura de vagas, como a oferta de 324 cargos na Câmara dos Deputados. O Judiciário, por sua vez, completa a lista com a possível oferta de 2.973 oportunidades. As posições estão distribuídas entre os tribunais superiores e as esferas de Justiça.
Jornal Extra