Com o objetivo de discutir os rumos sócio-políticos do país, bem como o futuro da categoria dos servidores públicos federais, o Sindsep-AM promove, na quinta-feira (21), um café da manhã especial para seus filiados e filiadas. O evento, com início marcado para às 8h, ocorrerá na sede do próprio sindicato, na Rua Luiz Antony, Centro, e contará com a presença ilustre do historiador e professor da Universidade de São Paulo (USP), Everaldo Andrade.
“Nesse encontro, nós vamos discutir a necessidade de uma nova Constituinte para o Brasil, e o professor Everaldo vai nos ajudar muito nessa reflexão”, comenta o secretário geral do Sindsep-AM, Walter Matos. Ele ressalta que, durante o evento, o professor também vai informar aos presentes o resultado de uma reunião semelhante, realizado em São Paulo.
Todos os associados e associadas ao sindicato estão convidados a comparecer ao café e prestigiar a palestra do professor Everaldo, que tem larga vivência na área acadêmica. “É uma grande oportunidade de aprendizado e de ampliarmos nossa visão sobre os problemas que afetam o Brasil hoje, comandado por um governo que nega a ciência e não respeita os direitos dos trabalhadores. Precisamos abrir os olhos, pois a mudança só depende de nós”, comenta Matos.
Ainda durante o café, o secretário geral irá discutir com os presentes sobre outros temas atuais e de igual relevância, como ‘demarcação de terras indígenas’, ‘revogação da reforma trabalhista’, ‘defesa do SUS, defesa do serviço público’, revogação da ‘reforma da previdência’ e ‘aumento geral de salários’.
Sobre o palestrante
Professor livre-docente em história contemporânea pela USP, o professor Everaldo é também diretor do Centro de Apoio à Pesquisa Histórica Sérgio Buarque de Holanda (CAPH) da FFLCH-USP. Foi coordenador do programa de pós-graduação em História Econômica da USP (PPG-HE) na gestão 2017-2018. Possui mestrado e doutorado em História Econômica pela mesma universidade, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado entre 2012-2013. Membro da diretoria da Associação Nacional de História – SP na gestão 2011-2012. Foi coordenador da área de História Contemporânea no período 2015-2016. Tem experiência docente e publicações na área de ensino e pesquisa de História, em História contemporânea, História da América e História econômica. Foi membro do conselho editorial da Revista de História do departamento de História da USP (2018-2020).