A diretoria do Sindsep-AM se reuniu na tarde desta terça-feira (9) para pautar questões administrativas e de luta do sindicato. Além de pautas jurídicas, os principais pontos abordados foram a prorrogação do mandato da atual direção em razão da pandemia, e a necessidade de barrar a PEC 186, que prevê o congelamento dos salários dos servidores.
A reunião ocorreu via Google Meet, já que o sindicato está com as atividades presenciais suspensas por causa da crise sanitária.
Prorrogação do mandato
A principal pauta discutida durante o encontro foi a prorrogação do mandato da atual diretoria do sindicato, por causa da pandemia do novo coronavírus. Aliado à principal motivação, está a necessidade de se evitar ao máximo as aglomerações, as quais poderiam ser geradas com a possibilidade de eleições e suas atividades consequentes.
“O mandato termina em 17 de maio e a eleição do sindicato precisa se dar até 15 dias antes do mandato anterior. Minha proposta é que a prorrogação ocorra na segunda semana de abril, para dar tempo de realizarmos todos os trâmites legais e comuns, como publicação de edital e ampla divulgação do feito”, afirmou Walter Matos, secretário geral do Sindsep-AM.
A opção sugerida foi votada pelos participantes da reunião e venceu por unanimidade. Desta forma, ficou decidido que haverá assembleia geral virtual para prorrogação do mandato na segunda quinzena de abril. Os filiados receberão mais informações em breve.
Reforma Administrativa e PEC 186
Na reunião, a diretoria discutiu também os atuais ataques aos servidores públicos, em especial através da Reforma Administrativa e a sua ‘irmã’, a Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, que prevê o congelamento de salários dos servidores e a proibição de concursos, caso o poder público esteja com gastos acima de 95% do orçamento previsto.
Ambas são prejudiciais aos servidores federais, estaduais e municipais, por isso estão na mira da luta sindical.
Margareth Buzaglo, secretária de Comunicação do Sindsep-AM, sugeriu pressão política aos parlamentares do Congresso Nacional através das redes sociais.
“Estamos falando de redes como o Twitter, que ajudou a eleger Bolsonaro e Trump. Mas também podemos utilizar Facebook e Instagram. Essas ferramentas são, hoje, uma forma de pressionar os políticos”, afirmou a sindicalista.
Por sua vez, Geralda Oliveira, secretária de Assuntos Jurídicos, concordou com a ideia de movimentação política virtual, já que a pandemia ainda impede movimentos de rua.
Caso queira ajudar na pressão aos parlamentares, você pode votar contra a PEC/186 no site do Senado Federal. Basta clicar neste link (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=139702).
A próxima reunião do Sindsep-AM ocorrerá em 26 de março, às 16h, via Google Meet, e deverá abordar a possibilidade de abertura das atividades presenciais no sindicato. No entanto, o tópico dependerá do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.