Funcionários públicos protestaram nesta 4ª feira (16.mar.2022) por reajuste salarial em Brasília. O ato foi convocado pela Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). Ameaçam entrar em greve a partir de 23 de março.
A Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) também participou da manifestação. O protesto é um “ultimato” para o governo dar uma resposta sobre as reuniões feitas com o Ministério da Economia.
Os funcionários públicos pedem a recomposição da inflação acumulada no governo Bolsonaro, o que representaria um reajuste salarial de 19,99%. O movimento começou depois que o presidente indicou que pode dar aumento só para os policiais federais em 2022.
Diante da pressão das demais categorias do funcionalismo público, o governo ainda não confirmou o reajuste dos policiais e avalia medidas alternativas, como o reajuste do vale-refeição de todos os funcionários públicos.
Os funcionários públicos presentes ocuparam a via norte da Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília. O trânsito foi paralisado. Na frente do Ministério da Economia, cobraram o ministro Paulo Guedes (Economia) pelo reajuste salarial.
Poder 360