Em relatos feitos à CNN, integrantes do governo federal afirmam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) retomou a intenção de anunciar a reestruturação das carreiras policiais – em janeiro, o presidente chegou a dizer que a decisão estava suspensa. Ainda de acordo com os interlocutores, medida provisória está em fase de finalização pelo Palácio do Planalto para ser publicada nesta semana.
Antes da publicação, a ideia é que a iniciativa seja apreciada pelo Ministério da Economia, que ainda resiste ao reajuste salarial.
Apesar de o ministro Paulo Guedes ser contra a iniciativa neste momento, integrantes do governo afirmam que o presidente sinalizou que não irá recuar da promessa.
O orçamento para este ano prevê um montante de R$ 1,7 bilhão para reajustes salariais. A legislação eleitoral proíbe aumento salarial de servidores públicos acima da inflação seis meses antes da data da eleição.
A possibilidade de concessão de uma reestruturação da carreira policial gerou ameaças de paralisações na Receita Federal e no Banco Central, que tiveram seus orçamentos reduzidos para este ano.
Como contrapartida, o presidente já disse que avalia que as demais categorias públicas sejam contempladas com reposição salarial na proposta orçamentária de 2023.
Procurados pela CNN, o Ministério da Economia, que preferiu não se manifestar. O Palácio do Planalto ainda não respondeu.
CNN Brasil