Servidores ativos e aposentados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) aprovaram, na manhã desta quarta-feira (12), a proposta de nova tabela salarial do setor de Ciência & Tecnologia. A deliberação ocorreu durante Assembleia Geral promovida pelo Sindsep-AM e Secretaria do Fórum de C&T do país. O encontro ocorreu na sede do órgão em Manaus e contou com a presença expressiva de 87 participantes.
A proposta de nova tabela salarial leva em consideração as perdas acumuladas entre 2010 e 2023, descontados os reajustes de 2013, 2014, 2015 e 2023. Futuramente, os novos valores devem ser apresentados ao governo federal para dar início à negociação por recomposição salarial para a categoria. De acordo com o Fórum de C&T, até o momento, as perdas de remuneração chegam a 58,01% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontados os reajustes já concedidos.
“Essa assembleia foi muito positiva, com intervenções muito relevantes por parte dos servidores e aposentados. Acredito que a luta dos servidores da C&T dá um pontapé inicial após esse encontro, porque essas assembleias que estão acontecendo em nível nacional são para referendar, aprovar as propostas do Fórum, que serão levadas ao governo”, explica o Secretário de Administração do Sindsep-AM e servidor do Inpa, Jorge Lobato.
A assembleia desta quarta também contou com a presença do secretário do Fórum de C&T, Fernando Moraes. Ele também preside o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Espacial (Sindct) e contribuiu para esclarecer dúvidas de servidores em relação à nova tabela salarial.
“A assembleia reuniu um grande grupo de servidores interessados. Houve muitas intervenções, pedidos de esclarecimentos, apresentação de estratégias e tudo correu muito bem. O Fórum de C&T fica muito contente de ter uma base como a do Inpa”, disse Fernando.
Confira, no anexo, a nova tabela salarial aprovada por unanimidade na Assembleia Geral.