Nesse sábado (30), das 9h às 12h, empregados da Conab de todo o Brasil realizam uma Plenária Nacional da categoria. A atividade será feita pela plataforma Zoom. O link de participação será encaminhado às entidades filiadas à Fenadsef e aos representantes eleitos em assembleias nos estados. Além de debater e aprovar uma minuta para o ACT 2022/2023, os empregados vão eleger a Comissão Nacional de Negociação que irá discutir o acordo coletivo com a empresa.
Recentemente, o 35º termo de prorrogação do ACT 2017/2019 dos empregados da Conab foi assinado. Até o dia 31 de julho seguem vigentes as cláusulas do ACT que entrou em vigor há cinco anos. De reposição salarial, a mudanças em plano de assistência a saúde, além da criação de normas internas que alteram cláusulas já firmadas, diversos são os pontos que vem gerando polêmica e travando o ACT dos empregados da Conab.
Os empregados seguem cobrando mais respeito e transparência em torno de temas importantes como a assistência à saúde e a reestruturação da empresa. Além disso, a categoria luta contra determinação da direção que ameaça e traz de volta o fantasma do risco de dispensa para empregados que se aposentaram após 14 de novembro de 2019 e que possuem idade igual ou superior a 75 anos e para quem teve sua aposentadoria deferida antes da EC 103.
É em busca de respeito e valorização que os empregados e empregadas vão seguir lutando pela manutenção de direitos inegociáveis e cobrando um ACT justo para todos e todas.
Fenadsef