Entre novembro de 2019 e de 2020, os bancos fecharam 1.444 agências no Brasil, volume 78% maior que nos 12 meses anteriores, segundo dados do Banco Central. Esse movimento se deu, em grande parte, pela aceleração no processo de digitalização das instituições financeiras em meio à pandemia.
Por consequência, alguns clientes tiveram suas contas transferidas automaticamente para outras agências. Nesse caso, os servidores devem solicitar à sua Unidade de Gestão de Pessoas a atualização dos dados bancários por meio do módulo de requerimento do Sigepe, para evitar a devolução da remuneração ao governo.
Confira, abaixo, o passo a passo para alterar os dados bancários:
1) Acesse o Portal do Servidor (gov.br/servidor);
2) Clique no ícone Sigepe Servidor e Pensionista;
3) Realize o acesso com login (CPF) e senha no Sistema de Gestão de Acesso (Sigac);
4) Clique em Requerimento no quadro Favoritos;
5) Clique em Solicitar no menu superior verde;
6) Clique em Alteração de Dados Bancários em Solicitar um requerimento;
7) Preencha o formulário, observando os campos obrigatórios com asteriscos vermelhos;
8) Ao final do formulário, clique em Gerar Documento e confira as informações geradas;
9) Clique em Gravar;
10) Clique agora em Incluir Anexo;
11) Selecione Comprovante de Conta Bancária em Tipo de Documento;
12) Clique em Anexar e selecione o arquivo do comprovante de conta bancária;
13) Clique em Gravar;
14) Selecione o Requerimento e o anexo, e clique em Assinar em lote. Utilize o CPF e senha do sistema para assinar ou login do certificado digital;
15) Selecione o Requerimento, o Anexo e a caixa de Registrar Ciência, e clique em “enviar para análise”.
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