Internado há mais de uma semana com quadro de tuberculose, pneumonia, diabetes e sequelas da Covid-19, faleceu na manhã desta segunda-feira (6), aos 79 anos, João Pereira Leite, secretário de aposentados e pensionistas do Sindsep-AM e um de seus fundadores. A partida deixa em luto toda diretoria executiva da entidade, bem como seus filiados, funcionários e colaboradores, que perderam um dos mais ativos combatentes.
“O companheiro Leite estava conosco desde o início da história do Sindse-AM. Acompanhou todas as nossas lutas e sempre foi muito participativo. Fará grande falta, não só aos aposentados e pensionistas, sua diretoria, mas a todos nós. Para mim, como amigo, foi uma grande perda. Sempre o admirei muito”, comentou o secretário geral do sindicato, Walter Matos.
Trajetória
Aposentado desde julho de 2012, João Leite, esteve na ativa por 42 anos, prestando serviços no antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), atualmente Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pelo qual se aposentou.
Nesse percurso, sempre lutou pelos direitos dos servidores públicos, honrando a categoria com seu trabalho árduo pela democracia e valorização dos trabalhadores da classe. Ajudou a fundar o Sindsep-AM nos anos 90, e de lá para cá esteve presente em todas as batalhas travadas pela entidade, ocupando vários cargos na diretoria.
“Além da luta na executiva do Sindsep-AM, o companheiro Leite foi diretor regional da associação do DNER por três mandatos. Sempre de forma muito séria e atuante”, relembra o colega de órgão e também secretário de finanças do sindicato. Menandro Sodré.
Segundo ele, a morte de João Leite deixa uma enorme lacuna na diretoria executiva da entidade. “Foi com certeza uma perda irreparável”, comentou lembrando as muitas lutas do colega e amigo. “O Leite foi sempre uma pessoa muito consciente. Formou-se professor pela Ufam e sempre esteve no fronte de batalha. Lembro que lutou incansavelmente pela não extinção do DNER, assim como contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e contra todas as perdas de direitos dos servidores”.
O secretário de administração do Sindsep-Jorge Lobato, corrobora da opinião de Menandro. “Leite foi um grande amigo e companheiro em todas as horas, e nunca se furtou em ir para o enfrentamento na defesa dos trabalhadores. Participou de grandes lutas da nossa categoria. Seu exemplo sempre vai nortear a nossa luta pelos direitos dos trabalhadores e uma sociedade mais justa”, disse.
Natural de Salinas, município do Pará, foi em Manaus, no Amazonas que João Leite construiu e viveu a maior parte de sua história. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT), chegou inclusive a se candidatar e a disputar a prefeitura da cidade de Careiro Castanho, tendo aprendido com essa experiência a nunca desistir da luta.
Já viúvo, ele deixou, além de muitos amigos, um filho e dois netos. A quem a direção do Sindsep-AM presta toda sua solidariedade.
“Combateu o bom combate”. Que descanse em paz agora!
Sua história jamais será apagada.