O secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-Am), Walter Matos, e a advogada Fernanda Souza, da assessoria jurídica da entidade, participaram na manhã desta quinta-feira, 22, de uma audiência com representantes do Ministério da Saúde para discutir assuntos relacionados a questões de pagamentos de benefício aos servidores da capital e do interior, assim como a reabertura de comissão para fortalecer o amparo ao trabalhador do setor público.
Entre os principais pontos abordados, estavam a reativação da subcomissão de avaliação e desempenho e o pagamento de insalubridade para os servidores públicos. Na avaliação do dirigente do sindicato, a audiência foi produtiva e todos as questões discutidas tiveram respostas positivas.
“É muito importante que essa subcomissão esteja ativa. Ela é a instancia recursal dos servidores quando não concordam com a avaliação recebida do chefe imediato e no Amazonas não existe esse suporte ao servidor. Por isso estamos pleiteando junto ao Ministério da Saúde a sua reativação”, explicou Matos.
Sobre o pagamento de insalubridade, o secretário-geral do Sindsep-AM disse que foi informado, durante a audiência, pela chefe do Recursos Humanos do MS, Maria Inês, que mais de 300 servidores da capital já foram incluídos para pagamento de insalubridade, e que apenas trabalhadores de seis municípios do Amazonas estão sem a cobertura de laudo.
“Em 2013, o Ministério do Planejamento decidiu suspender geral o pagamento de insalubridade. Neste momento, o MS vem trabalhando para regularizar toda a situação no Amazonas. Os servidores que ainda não estão recebendo a insalubridade assinaram um documento se abstendo de transformar a situação em demanda judicial. Retomamos o dialogo na perspectiva de solucionar essa questão”, informou o secretário-geral.
Ao fim da reunião, a assessoria jurídica do Sindsep-AM formalizou um documento com as pautas debatidas para posteriormente serem apresentadas aos demais secretários do sindicato.