Na luta pela campanha ‘Reestruturação, Sim, Extinção, Não!’, em favor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Sindsep-AM iniciou nesta semana a distribuição de um boletim voltado a destacar as principais contribuições atuais do órgão para a população brasileira. O jornal aborda projetos tocados pela superintendência regional do Amazonas e será entregue a todos os parlamentares do estado, incluindo vereadores, deputados estaduais, federais e senadores.
“Durante a luta pela não extinção da Funasa, ouvimos comentários sobre o porquê de o órgão existir. Isso é lamentável, pois mostra um profundo desconhecimento sobre o trabalho da fundação. Daí a necessidade de dialogarmos com os parlamentares, os servidores e com a sociedade para mostrar que a Funasa não perdeu seu objetivo”, destaca o secretário-geral do sindicato, Walter Matos, servidor aposentado da Funasa.
Atualmente, o diretor de administração do Sindsep-AM, Jorge Lobato, está em Brasília (DF) para fazer a entrega do boletim em todos os gabinetes de parlamentares. Além dos políticos, segundo Walter Matos, o jornal será enviado a todos os 27 sindicatos de base da Condsef. “Vamos também realizar audiências públicas na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e na Câmara Municipal de Manaus. Precisamos do apoio dos nossos parlamentares para tocarmos essa luta, porque, com a extinção da Funasa, os amazonenses perdem muito”, afirma o sindicalista.
Enquanto a luta contra a Medida Provisória 1.156 (de extinção da Funasa) continua, Walter Matos orienta os servidores do órgão a não responderem e-mails do Ministério das Cidades, pasta que tem demonstrado interesse no fim da Funasa. “Essas tentativas de contato do Ministério são casos de assédio moral. Se o servidor quiser responder, diga que não tem interesse em mudar de estado ou da Funasa”, ressalta.
Sobre o jornal
O boletim possui quatro matérias, uma em cada página, ressaltando desde os trabalhos atuais do órgão até a sua importância histórica para o país. Um dado importante que consta na primeira página é o fato de a Funasa, no Amazonas, ter projetos em 51 dos 62 municípios do estado.
Dentre as atividades exercidas pelo órgão está o Projeto Salta Z, uma miniestação de tratamento de água que permite oferecer o líquido próprio para consumo a até 100 famílias. A estrutura começou a ser instalada em 2017, em comunidades tradicionais do interior.
Outro projeto de destaque é o módulo sanitário, um banheiro completo instalado gratuitamente nas casas de pessoas em situação de vulnerabilidade. O kit é composto por um vaso sanitário, chuveiro, pia e um tanque para lavar roupas na área externa.
O boletim completo está disponível aqui.