Com a aprovação da PEC 186/19 pelo Congresso Nacional (agora chamada de Emenda Constitucional 109/21), mais do que nunca os servidores públicos precisam se unir na luta contra PEC32/20, que propõe a chamada ‘Reforma Administrativa’ do governo Bolsonaro.
É o que pensa o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, que vem acompanhando e participando da luta da Condsef contra as medidas que retiram direito dos trabalhadores do serviço público.
A entidade nacional está numa cruzada contra a aprovação da PEC 32 e vem realizando, juntamente com seus sindicatos filiados, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades parceiras, como Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), uma séria de ações e mobilizações, como cartas das entidades aos parlamentares de suas regiões (ou contato direto quando possível), campanhas de esclarecimentos nas redes sociais, entre outras com intuito de chamar a atenção para os males que a proposta, em tramitação na Câmara, representa não somente aos servidores, mas a todos que dependem de alguma forma do serviço público brasileiro.
“A desculpa oficial é de equilíbrio nas finanças e modernização da máquina pública, mas, no fundo, todas essas medidas objetivam inviabilizar investimentos no setor, permitindo a privatização do patrimônio nacional e retirando a estabilidade da maior parte dos servidores, impedindo a realização de novos concursos e aumentando os poderes do presidente para que, sem passar pelo Congresso, possa extinguir e fundir cargos e órgãos”, comenta Matos.
Dia de luta
No intuito de ampliar o debate com a sociedade e fazer pressão no Legislativo, acontece nesta quarta-feira (24) mais um Dia de Luta do funcionalismo, em defesa do emprego e dos serviços públicos. Mas não só isso, a ação também visa defender a vacinação imediata para todos contra a Covid-19 e o auxílio emergencial de R$ 600 enquanto durar a pandemia.
A maioria das manifestações será virtual, tendo em vista as medidas necessárias à contenção do avanço da pandemia, e o Sindsep-AM também estará na luta por meio de suas redes sociais.
“Convidamos a todos os nossos filiados e filiadas que se juntem a nós nessa luta e usem seus espaços virtuais para manifestar toda a sua indignação contra esse governo negacionista, que zomba das necessidades da população, enquanto morremos aos milhares todos os dias”, frisa Matos, acrescentado que, na quinta-feira, estará enviando expediente do sindicato à bancada do Amazonas no Senado e Câmara Federal, pedindo apoio contra a PEC 32.
Uma das ações propostas pela campanha da Condsef é que a base se cadastre no site da Câmara dos Deputados e vote DISCORDO TOTALMENTE na enquete sobre a PEC 32:
Para isso, basta acessar https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083 e votar DISCORDO TOTALMENTE.