Acompanhando movimento nacional dos servidores federais pela recomposição salarial emergencial de 19,9%, a direção do Sindsep-AM visitou, ao longo desta semana, diversos órgãos que compõem a sua base de filiados em Manaus.
Além de levar faixas e boletim informativo da campanha que acontece em todo o Brasil, os dirigentes do sindicato também discursaram em carro de som, chamando a atenção dos servidores para a necessidade de envolvimento na luta, que visa compensar os trabalhadores do serviço público pelas perdas acumuladas desde o começo do governo Jair Bolsonaro.
Segundo o secretário geral do Sindsep-AM, Walter Matos, em alguns desses órgãos visitados, houve barreiras e resistência para a realização das atividades, mas, nem por isso, a direção se deixou abater.
“Entre os órgãos nos quais não conseguimos por faixas estão a Conab e o Incra. Já no Inpa, até chegamos a colocar, mas a direção mandou retirar. De qualquer modo, estamos aí na luta e vamos dar continuidade às nossas atividades em prol da campanha já a partir de segunda-feira”, comentou Matos confiante de que, unidos os servidores vencerão todas as dificuldades.
Representação
O secretário informou ainda que já está providenciando, junto à assessoria jurídica do sindicato, os meios adequados de representar contra esses órgãos perante o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal, pois entende que se trata de uma censura ao trabalho da entidade. “Os sindicatos no Brasil são livres e, de acordo com a Constituição, temos direito a informar nossos associados”, frisou.