
Em uma importante articulação para cobrar do governo federal a nomeação de aprovados em concursos públicos, a Condsef/Fenadsef, o Sindsep-DF e representantes de diversos cadastros de reserva se reuniram com a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), em Brasília.
Durante o encontro, a deputada apresentou um conjunto de propostas para dar visibilidade à luta dos aprovados e ampliar a pressão sobre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para convocação dos candidatos. Uma das ações será a apresentação de requerimento à Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), com o objetivo de criar uma subcomissão parlamentar de apoio ao movimento “Nomeia Já!”, reconhecendo que diversos órgãos já solicitaram provimentos adicionais.
Outro ponto central foi a organização de um grande ato no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, previsto para o dia 20 de agosto, quarta-feira. Na ocasião, será lançado o Fórum Nacional pela Nomeação dos Aprovados em Concursos Públicos, espaço permanente de mobilização em defesa do fortalecimento do serviço público.
A reunião contou com a participação de integrantes dos cadastros de reserva do Concurso Nacional Unificado (CNU 1) e de concursos específicos de órgãos como Fiocruz, Incra, Funai, Mapa, CNPq, MGI (ATA), APO, AFT, Ofchans, Tecnologistas, ATPS, AIE, além da Aneinfra, que também compôs o debate.
Reforço na mobilização
Além da atividade prevista no Auditório Nereu Ramos no dia 20 de agosto e criação do Fórum Nacional pela Nomeação dos Aprovados, outras ações serão encaminhadas para reforçar a campanha na luta pelo “Nomeia Já”:
- Lançamento de uma publicação com dados de cada segmento (atribuições, vacâncias, aposentadorias, etc.);
- Produção de faixas, vídeos e materiais de mobilização;
- Estudo para propor PDL que revogue o decreto de 2019, que limita nomeações a 25% das vagas imediatas.
Além disso, também foi protocolado requerimento de informações ao MGI, pedindo o cronograma e número de nomeações dos CRs. O documento está na Mesa Diretora desde 16 de julho.
A Condsef/Fenadsef seguirá acompanhando e na luta para que mais servidores sejam nomeados dos CRs. Esse é um passo fundamental também na luta em defesa de um serviço público de qualidade.
Condsef/Fenadsef