
Nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, a Condsef completa 35 anos organizando os trabalhadores em defesa do serviço público.
O secretário-geral, Sérgio Ronaldo da Silva, relembra a história iniciada em 1990 em um congresso de servidores, em Brasília, marcada por mobilizações, atos, greves e muitas lutas.
Filiada à CUT, que também hoje completa 42 anos de história, e à ISP, e tendo nos sindicatos gerais sua base de sustentação, a Condsef é construída num modelo organizativo de participação coletiva onde a crença na unidade e mobilização são fundamentais para dar força ao projeto de defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros.
É movida por essa unidade, que está no DNA da Condsef, que os servidores federais enfrentam o grande desafio que se apresenta agora: a tentativa na Câmara dos Deputados de aprovação de uma reforma administrativa que desmonta o setor público e ataca direitos essenciais, incluindo a estabilidade.
Movidos pela história e a trajetória construída ao longos desses 35 anos temos a certeza de que seremos capazes de atravessar todos os obstáculos e superar todos os desafios que devem seguir se apresentando.
Além disso, lembra Sérgio, as lutas contra retrocessos e também por avanços como a regulamentação da negociação coletiva no setor público, bem como de valorização dos servidores, continuam na ordem do dia.
“Parece que foi ontem, mas ainda há muito que conquistar”, pontua. Vida longa a maior entidade representativa de servidores federais da América Latina! Vida longa aos que lutam por melhores serviços públicos para o Brasil e defendem os direitos de toda a classe trabalhadora!
Condsef/Fenadsef