
O Fórum Nacional das Entidades Representativas das Carreiras de C&T, do qual o Sindsep-AM faz parte, solicitou à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o cumprimento do compromisso assumido por ela de receber as entidades representativas dos servidores da área ainda na segunda quinzena de janeiro. A audiência havia sido indicada pela própria ministra durante visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em dezembro de 2025, por ocasião da inauguração do novo supercomputador da unidade.
“Estamos solicitando uma audiência com a ministra para tratar das pautas que vêm sendo discutidas na Mesa Setorial Permanente da Ciência e Tecnologia, mas que não têm avançado. É necessário que a ministra se posicione, e este é o momento de buscar o apoio dela para encaminhar essas demandas”, afirma o secretário de comunicação do Sindsep-AM, Jorge Lobato, que representa o sindicato e o setor do Amazonas no C&T.
As entidades do Fórum destacam que já foi encaminhado o Ofício 02/2026, no dia 7 de janeiro, reforçando a solicitação formal de audiência. No documento, foram elencados quatro pontos centrais como pauta do encontro:
- A definição e ampla divulgação das regras das bolsas PCI, incluindo a sua quinquenalidade, a fim de manter um processo já consolidado e funcional;
- A realização urgente de concurso público para cargos de nível médio, técnicos e assistentes em ciência e tecnologia;
- A defesa, por parte do ministério, de que a estrutura atual do plano de carreiras não necessita de reestruturação — conforme registrado na “2ª Carta de São José dos Campos”;
- A implementação de comitês de busca nas unidades de pesquisa (UPs), como medida para fortalecer a gestão e garantir transparência nos processos institucionais.
Além disso, a expectativa pela audiência também está relacionada à preparação para o Encontro Nacional das Entidades Sindicais das Carreiras de C&T, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, em São José dos Campos (SP). O evento reunirá representantes de diversas entidades para discutir, entre outros temas:
• Análise de conjuntura e avaliação da força de trabalho da área de C&T;
• Bolsas PCI;
• Situação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT);
• Papel e composição do Conselho Nacional de C&T (CCT);
• Avanço das negociações na mesa setorial do MCTI e em temas tratados com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI);
• Estratégias para articulação com a Casa Civil e a Secretaria-Geral da Presidência da República;
• Comunicação do Fórum e participação em ações relacionadas às eleições;
• Concurso público para o cargo de nível intermediário (NI).
A realização da audiência com a ministra é vista como essencial para fortalecer a articulação institucional entre o Fórum e o MCTI, sobretudo diante da urgência das demandas apresentadas e da mobilização nacional que será debatida no Encontro de São José dos Campos.
Ascom/Sindsep-AM