
A Comissão Nacional dos Intoxicados realizou, no último dia 23 de julho de 2025, uma reunião virtual para deliberar sobre importantes temas relacionados à organização da Marcha dos Intoxicados. O encontro, realizado via plataforma Meet, contou com a participação de representantes de diversas entidades e foi marcado por decisões estratégicas que visam fortalecer o movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores que se encontram nessas condições.
Entre os principais pontos discutidos e aprovados, destacam-se:
Data da Marcha: A mobilização ocorrerá um dia antes ou depois da Marcha das Três Esferas contra a Reforma Administrativa, prevista para setembro, em alinhamento com a Condsef/Fenadsef. A proposta será apresentada no Conselho Deliberativo da Entidade (CDE). De acordo com a Coordenação Geral Nacional dos Intoxicados, a meta é reunir pelo menos 1.000 sucanzeiros na Marcha. As entidades de base deverão confirmar o número de participantes até o dia 12 de agosto de 2025.
Logística: Após o prazo de confirmação, será definido o rateio entre os estados para custear o deslocamento dos participantes de Goiás e Minas Gerais, caso seja necessário complementar o número de participantes. Além disso, opções de hospedagem no Distrito Federal estão sendo levantadas pela Condsef/Fenadsef, com prazo para reservas até 15 dias antes do evento.
Materiais e estrutura: Serão confeccionadas faixas, banners e camisetas padrão cáqui, com espaço para identificação das entidades. A marcha contará com pelotões uniformizados, incluindo participantes em fardas originais e portando equipamentos simbólicos. Também haverá carro de som, distribuição de água e ambulâncias para assistência médica, providenciados pelo Sindsep-DF e pela Confederação.
Trajeto e programação: A concentração terá início às 9h na Catedral de Brasília, com paradas estratégicas em frente ao Ministério da Saúde e ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Estão previstas audiências com autoridades, incluindo o Ministro da Saúde e a Presidência da Câmara, além de uma audiência pública com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público no Plenário Nereu Ramos.
Coordenação Geral: Foi homologada a composição da Coordenação Geral Nacional dos Intoxicados, que terá mandato até 31 de dezembro de 2025. Entre os membros, destaca-se Antônio Gilvan, presidente do Sintsep-GO, que assume o cargo de 1º Secretário Geral Adjunto. Confira a composição:
- Coordenador Geral: Abson Praxedes-RO;
- 1º Coordenador Geral Adjunto: Jussara Griffo -MG;
- 2º Coordenador Geral Adjunto: José de Assis – CE:
- Secretário Geral: José Ribamar Figueiredo Nascimento MA;
- 1º Secretário Geral Adjunto: Antônio Gilvan GO;
- 2º Secretário geral Adjunto: Oton Pereira – DF.
Antônio Gilvan, além de sua atuação como presidente do Sintsep-GO, reforça seu compromisso com a causa dos trabalhadores intoxicados ao integrar a Coordenação Geral Nacional. Ele destaca a importância da mobilização para dar visibilidade às demandas desses trabalhadores e pressionar por políticas públicas que garantam seus direitos e a reparação dos danos causados pela manipulação de produtos químicos, hoje proibidos no Brasil, como o DDT, o BHC e o Malation.
A Marcha dos Intoxicados promete ser um marco na luta dos trabalhadores, reunindo forças de todo o país para reivindicar o devido reconhecimento e sua reparação, por meio de instrumentos como a PEC 101/2019, que propõe a concessão de Plano de Saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – SUCAM, que manusearam o inseticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano – DDT, e dá outras providências.
Sintsep-GO