
A Condsef e o Sindsep-DF realizam nesta terça-feira (16), a partir das 13h, uma transmissão ao vivo com debate técnico-estratégico sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 38/2025, conhecida como Reforma Administrativa ou “PEC do Desmonte”. A live contará com a participação de influenciadoras, parlamentares e lideranças sindicais e será transmitida nos canais da Condsef no YouTube, X e Instagram, além do Instagram do Sindsep-DF.
O debate irá analisar a atuação coordenada de entidades empresariais, grandes veículos de mídia e redes sociais em defesa da PEC, especialmente após a retirada de mais de 20 assinaturas do texto, resultado da pressão social e sindical. Entre os dias 26 e 27 de novembro, foi registrada uma intensificação de reportagens e postagens com narrativas semelhantes, repetição de fontes e ausência de contraditório em veículos como Folha, O Globo, Estadão, Valor, CNN Brasil e GloboNews.
Durante a live, Tiago Falqueiro, diretor da Agência DSC LAB, apresentará dados inéditos de monitoramento digital que identificaram, em apenas 24 horas, centenas de publicações nas redes sociais com alto volume de interações e forte alinhamento narrativo em defesa da PEC.
O encontro também vai debater estratégias de mobilização contra a Reforma Administrativa, tendo como referência a experiência de enfrentamento à PEC 32, barrada em 2020 após ampla articulação sindical. O deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, participará da transmissão e trará informações sobre a tramitação da proposta no Congresso.
A live contará ainda com análises de influenciadoras sobre o enfrentamento nas redes, além das participações de Suélia Souza, especialista em Direito Administrativo, que abordará os impactos da PEC nas carreiras públicas, e Gina Vieira, professora e idealizadora do Projeto Mulheres Inspiradoras, que tratará dos efeitos da proposta sobre a educação pública.
16/12 (terça-feira)
13h
YouTube, X e Instagram da Condsef | Instagram do Sindsep-DF
Defender o serviço público é defender direitos e o Estado brasileiro.
Condsef/Fenadsef