
Há exatos nove meses, servidores da Cultura comemoravam um avanço importante no histórico de luta da categoria por uma carreira específica. No dia 16 de agosto do ano passado, uma reunião entre as ministras da Cultura, Margareth Menezes, e do MGI, Esther Dweck, marcou a entrega de uma proposta de carreira (PCCult), resultado do grupo de trabalho (GT) nas mesas setoriais do Ministério da Cultura (MinC).
A proposta institucional foi considerada um passo importante e histórico, mas de lá para cá poucos avanços foram alcançados na direção da concretização da carreira que é considerada essencial para construção de políticas públicas de cultura do Brasil.
Desde ano passado e sem conseguir avanços no processo, a categoria decidiu intensificar a luta pela aprovação da carreira e desde 29 de abril iniciou um processo de greve que já alcança 22 estados e o DF. Com a intensificação da luta os servidores já conseguiram que o MGI apresentasse um cronograma de debate técnico do PCCult.
Na última sexta (16), o MGI divulgou um cronograma para elaboração de ajustes internos, com vistas à apresentação institucional de uma proposta final, prevista para o mês de outubro. Confira:

Ao longo de todo esse processo, apoios da classe artística e de parlamentares que vem sendo conquistados pelos servidores da Cultura têm sido fundamentais nessa luta.
Expectativas para que Lula anuncie PCCult
Nesta terça-feira (20), está prevista a reinauguração do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. Há uma expectativa grande entre os servidores da Cultura de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça algum anúncio sobre o plano de carreira da categoria, aguardado desde 2005. Em matéria divulgada no Blog de Ancelmo Gois, em O Globo, os servidores contam dessa espera.
Leia + | Em greve, servidores da Cultura planejam ato durante visita de Lula em reinauguração do Capanema
Para a servidora da Cultura o do Departamento de Cultura e Educação (DEC) da Condsef/Fenadsef, Ruth Vaz, o que mais a categoria quer é acelerar o processo que garanta a aprovação do PCCult. “Nosso objetivo é garantir um compromisso efetivo do governo de que a proposta da carreira da Cultura seja encaminhada ao Congresso para tramitar junto com a proposta orçamentária de 2026”, reforçou.
Condsef/Fenadsef