
Representantes da Condsef/Fenadsef e da Associacao dos Servidores do Ministerio da Cultura (AsMinC) foram recebidos nesta terça-feira(09) pelo secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Gustavo Ponce, para apresentar a pauta de reivindicações dos servidores do Ministério da Cultura e dos órgãos vinculados.
Durante a conversa, os sindicalistas manifestaram preocupação com a falta de transparência por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) quanto ao conteúdo final do Projeto de Lei da carreira da Cultura.
O principal receio é a criação de uma carreira esvaziada, sem a devida previsão de transição dos atuais servidores nem a realização de concurso público para preenchimento das novas vagas e cargos criados. Vale lembrar que um dos fatores decisivos para o encerramento da greve dos servidores, realizada entre os meses de abril e junho deste ano, foi a sinalização do governo, por meio da direção do MinC, de que a carreira traria avanços efetivos para quem já está no serviço público.
Ponce afirmou que, no âmbito das atribuições da SRI, ele e sua equipe buscarão as informações necessárias para garantir transparência sobre o projeto e para abrir um canal de diálogo entre as entidades representativas da Cultura e o MGI.
Na avaliação dos sindicalistas, a reunião foi positiva, já que a pauta de reivindicações foi oficialmente recebida e houve reconhecimento de que a luta sindical é legítima.
Participaram da reunião a diretora da Executiva da Condsef, Jussara Griffo, e os diretores do Departamento de Educação e Cultura (DEC) da Confederação, Ruth Vaz Costa, Sérgio Pinto e Matheus Cotta, além de Mádila Barros de Lima, da assessoria jurídica da Confederação. Pela AsMinC estavam os servidores Natália Brayner e João Gabriel.
Sindsep-DF