
A Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa reuniu milhares de servidores federais, estaduais e municipais em Brasília, nesta quarta-feira (29), em protesto. O ato levou o recado de milhões de brasileiros contrários à proposta, considerada uma ameaça aos direitos sociais e aos serviços públicos.
Em destaque, críticas ao conteúdo da proposta de Hugo Motta, Pedro Paulo, Zé Trovão e companhia, que transformam o serviço público em um balcão de negócios. Diversos parlamentares participaram da atividade e levaram palavras de apoio aos servidores e serviços públicos e contrárias à PEC Três Oitão como está sendo chamada pelas diversas entidades representativas de servidores federais, estaduais e municipais. Entre as críticas, a forma como a proposta tem sido conduzida na Câmara dos Deputados, “empurrada a toque de caixa” sem diálogo com a sociedade. A reforma proposta pela PEC 38/25 é um verdadeiro tiro nos direitos da população, mata os serviços públicos e precariza o atendimento à população.
A mobilização contou com a participação de entidades que compõem o Coletivo das Três Esferas da CUT, entre elas a Condsef/Fenadsef, além do Fonasefe, centrais sindicais e diversas representações de servidores das três esferas de governo. A marcha reforçou a importância da unidade e da mobilização na defesa dos serviços públicos. Mais uma vez, a voz das ruas se fez ouvir. Seguiremos unidos e firmes nessa luta.
Confira mais destaques dessa marcha histórica:
Nove deputados já retiraram assinatura da PEC 38
Durante o ato, diversos parlamentares estiveram ao lado dos servidores e servidoras, declarando ser contra essa reforma administrativa e reafirmando seu compromisso com o povo brasileiro. Entre eles estavam: Erika Kokay (PT-DF), Alice Portugal (PCdoB-BA), Rogério Correia (PT-MG), Luciene Cavalcanti (PSOL-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Ana Pimentel (PT-MG), Fernando Mineiro (PT-RN), Reginaldo Veras (PV-DF), Tarcísio Motta (PSOL-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ), Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Natália Bonavides (PT-RN), Maria do Rosário (PT-RS), Adriana Accorsi (PT-GO), entre diversos outros parlamentares que defendem os direitos da classe trabalhadora.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público segue no apoio incansável às pautas do setor público e em defesa dos direitos do povo brasileiro. Além disso, integraram a marcha representantes de entidades importantes como a Auditoria Cidadã da Dívida, o Dieese, Diap, LBS Advogados, entre outros que dão importante respaldo técnico na análise e combate aos malefícios dessa proposta.
A cobrança aos parlamentares de manter a coerência com os interesses da população vai continuar. A mobilização e a unidade em defesa dos serviços públicos também. O recado está dado: “Parlamentar que votar contra o povo brasileiro não volta.”
Condsef/Fenadsef
