
Durante live promovida pela Condsef/Fenadsef e pelo Sindsep-DF, nessa terça-feira (16), para debater os riscos da PEC 38/25, da reforma administrativa de Hugo Motta, Pedro Paulo, Zé Trovão e companhia, o deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar do Serviço Público, informou que a proposta não corre o risco de ser pautada no Plenária da Câmara dos Deputados em 2025.
Havia a ameaça por parte do presidente da Câmara de encaminhar a matéria diretamente ao Plenário, por meio de seu apensamento à PEC 32/2020, de Bolsonaro-Guedes, o que poderia resultar em uma votação sem o devido debate. No entanto, essa possibilidade foi afastada neste ano e, ainda segundo Correia, muito dificilmente deve prosperar em 2026.
Para a Condsef/Fenadsef essa é uma vitória da resistência, da luta e da mobilização das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público, que seguem sendo fundamentais para barrar e enterrar de vez as ameaças contra o serviço público e os direitos do povo brasileiro.
Apesar de 33 deputados terem formalizado, até o momento, a retirada de suas assinaturas da proposta, também fruto da luta da categoria, a mobilização continua fundamental e é necessário organizar uma contraofensiva em 2026, com o objetivo central de fortalecer o serviço público.
Assista a íntegra da live em nosso canal do YouTube:
Condsef/Fenadsef