
Os servidores do Incra no Amazonas elegeram, nesta quarta-feira (28), Adriana Teixeira e Marcos Vinícius de Paula como delegados para o Encontro Nacional Virtual do Dara, durante assembleia convocada pelo Sindsep-AM. A agenda nacional, vinculada à Condsef, ocorrerá no próximo dia 3 de fevereiro, virtualmente.
Para o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, a participação dos servidores fortalece a representação do Amazonas no debate nacional e contribui para consolidar pautas construídas a partir da realidade local.
“Uma delas é a gratificação de fronteira, pois entendemos que o Incra precisa ser contemplado nesse benefício. Outra, de âmbito nacional, é o direito dos servidores públicos à ascensão funcional. Hoje, há milhares de servidores com formação de nível superior que exercem funções de nível superior, mas continuam recebendo como se fossem de nível médio”, afirmou.
A assembleia foi realizada no auditório do Incra em Manaus e contou com cerca de 20 servidores, entre eles, a diretora do sindicato Margareth Buzaglo (Assuntos Jurídicos). No encontro, a categoria também debateu temas centrais como melhorias salariais, assinatura da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), gratificação de fronteira, regionalização dos concursos públicos e ascensão funcional, além de outras pautas ligadas à valorização da carreira e às condições de trabalho no Incra, especialmente na Amazônia Legal.

Integração
Eleito delegado, o analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário e engenheiro florestal Marcos Vinícius de Paula, que tomou posse recentemente no órgão, destacou a importância do engajamento dos novos servidores nas lutas sindicais. Segundo ele, a integração é decisiva para fortalecer a carreira e enfrentar a rotatividade histórica de profissionais na região.
“É muito importante que os servidores novos se integrem às lutas sindicais para trazer melhorias para a carreira e criar identificação e engajamento. Aqui no Amazonas sempre houve dificuldade de fixar servidores, e uma das saídas é discutir medidas como a regionalização dos concursos, para garantir que mais pessoas permaneçam e se comprometam com a realidade da região”, pontuou.

Ascom/Sindsep-AM