
Na reta final de 2025, a mobilização contra a PEC 38, a reforma administrativa inimiga do povo, segue firme. Nesta terça-feira (2), direções da Condsef, do Sindsep-DF e demais entidades filiadas à CUT realizaram mais um ato no aeroporto de Brasília com o objetivo de pressionar parlamentares a votarem contra a proposta.
Nos bastidores, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), tem se empenhado para manter o apoio dos deputados e colocar a matéria em pauta no plenário. Porém, a força da mobilização dos servidores já produziu efeitos concretos: 28, dos 171 deputados que assinaram a PEC para sua apresentação formal, já encaminharam requerimento à Mesa Diretora solicitando a retirada de suas assinaturas. Para barrar a tramitação, ainda são necessárias mais 58 desistências.
As mobilizações avançam e a atuação nas redes continua indispensável. O Coletivo das Três Esferas da CUT orienta consulta à lista dos deputados que ainda mantêm assinatura na PEC 3Oitão e entre em contato solicitando a retirada do apoio.
Para facilitar esse processo, a ferramenta “Na Pressão”, disponibilizada pela CUT, segue ativa e atualizada.
Veja aqui os deputados que ainda assinam a PEC 3Oitão e entre em contato. Peça para que retirem suas assinaturas dessa proposta que destrói os direitos do povo!
Contra a PEC 3Oitão, acesse o “Na Pressão“
As entidades alertam que a PEC 38 funciona como um verdadeiro “cavalo de Troia”. Embora seja apresentada como uma medida de combate a privilégios do Judiciário e de altos escalões, seu alvo real são os serviços públicos e os servidores que atendem diariamente a população. Entre os pontos mais graves, a proposta subordina as políticas públicas à lógica de contenção permanente de gastos e ao controle de uma tecnocracia sem voto, distante da vontade popular. Além disso, dificulta a realização de concursos, criando mais travas fiscais para proteger o dinheiro dos super-ricos; e ataca a estabilidade, usando como pretexto a “insuficiência de desempenho”, abrindo espaço para assédio e perseguições, enquanto os servidores resistem em escolas e postos de saúde precários e superlotados.
As entidades reforçam que a luta continua! Hoje (3), a mobilização será em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 9h, seguida de força-tarefa nos gabinetes, especialmente os que ainda assinam a PEC 38/25. Nos estados, a pressão continua nos escritórios regionais dos deputados e deputadas.
Sindsep-DF
Com Condsef/Fenadsef