
A Condsef/Fenadsef, a CUT e a ISP enviam novos comentários à Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil sobre violações à saúde e segurança de servidores intoxicados da ex-Sucam
Após reunião com representantes da OIT Brasil, que teve a participação das assessorias jurídicas da Condsef/Fenadsef e da CUT Brasil, foi encaminhado ao Comitê de Peritos sobre aplicação de convenções e recomendações da OIT documento oficial com Comentários às Memórias do Governo Brasileiro sobre as Convenções nº 155 e 170.
Nesta nova manifestação, foram reforçadas denúncias de violação reiterada à saúde e segurança no trabalho, com destaque para a situação dos servidores da ex-Sucam, que há décadas sofrem com consequências graves da exposição a agentes químicos sem proteção adequada.
O documento ratifica e atualiza informações já apresentadas em 2023, quando levadas diretamente, a Genebra, por diretores da Condsef/Fenadsef. Na ocasião foi apresentado um dossiê pedindo intervenção internacional em defesa dos trabalhadores intoxicados da Funasa.
Leia também | Condsef/Fenadsef recorre à OIT e pede intervenção por servidores intoxicados da Funasa
Reiteramos nosso pedido para que a OIT cobre do governo brasileiro providências imediatas e medidas que garantam o pleno cumprimento das Convenções 155 e 170 e a reparação dos direitos violados.
Seguimos firmes na luta por justiça aos servidores da ex-Sucam e por condições dignas de saúde e segurança no serviço público.
>> Acesse aqui a íntegra do documento enviado à OIT Brasil
Condsef/Fenadsef