
A diretoria colegiada do Sindsep-AM se reuniu na segunda-feira (14), na sede da entidade em Manaus, para definir estratégias de mobilização e alinhar as próximas atividades do mês de outubro. O encontro contou com a presença de membros da diretoria executiva, suplentes e do conselho fiscal. Confira a agenda completa abaixo.
Entre os principais temas debatidos estiveram a reforma administrativa do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), as mobilizações do Dia do Servidor Público e a participação do sindicato na Marcha das Três Esferas, nos dias 29 e 30, em Brasília. Também foi aprovado o apoio ao secretário de comunicação, Jorge Lobato, para participação na COP30, em Belém, em novembro, além da continuidade das ações voltadas aos trabalhadores da Agsus.
De acordo com o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, o projeto de reforma administrativa é considerado um dos principais ataques recentes ao serviço público.
“Estamos chamando essa proposta de ‘Cavalo de Tróia’, porque o objetivo dela é atacar o serviço público, atingindo questões estruturais como a estabilidade, que é uma defesa do Estado brasileiro, não apenas um direito do servidor”, afirmou.
Walter destacou ainda que o texto da reforma abre caminho para o fim do concurso público. “Outro ponto grave é a possibilidade de contratação de terceirizados por até dez anos, o que, na prática, acaba com o ingresso via concurso. Por isso, estamos chamando todos os servidores à unidade e à mobilização”, disse.

Ato em Manaus
O Sindsep-AM confirmou participação local e nacional nas mobilizações nacionais contra a proposta. No dia 29 de outubro, às 16h, o sindicato participará de um “aulão” sobre o tema na Praça São Sebastião, no Centro de Manaus, com a presença de diversas entidades e cantores regionais.
A manifestação e o formato foram aprovados durante reunião com ao menos 12 entidades do serviço público federal, na quarta-feira (15). A proposta do ato na Praça São Sebastião veio da Adua, com o objetivo de não somente pressionar contra a reforma, mas também dialogar com a população sobre os impactos da proposta na administração e nas políticas públicas.
Agenda em Brasília
Ainda no dia 29 de outubro, Walter Matos e Antônio Moisés, representando o Sindsep-AM, estarão em Brasília para a agenda na capital. Eles participarão pela manhã de uma audiência pública sobre os intoxicados do DDT e, à tarde, da Marcha dos Sucaneiros. “Também buscaremos uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para tratar dos intoxicados”, comentou Walter.
Celebração
Já no dia 25, em alusão ao Dia do Servidor Público (28 de outubro), haverá uma atividade na sede da Assinpa, com início previsto para às 10h. A programação contará com um debate político de cerca de 40 minutos e homenagens aos trabalhadores do funcionalismo, além de um almoço especial e música ao vivo.
O Sindsep-AM também intensificou a mobilização nas bases nesta semana, com a distribuição de boletins informativos sobre os riscos da reforma administrativa e a importância da participação da categoria nas atividades do mês.
Ascom/Sindsep-AM