O Sindsep-AM aproveitou a participação na oficina de planejamento participativo do Incra, ocorrida em 13 de maio, para trazer à tona questões cruciais relacionadas às condições de trabalho e à reestruturação de carreiras dos servidores públicos.
Representando a entidade, a nova secretária de assuntos jurídicos, Margareth Buzaglo Andrade, destacou que a efetivação do interesse público depende integralmente do empenho e dedicação dos servidores dos órgãos representados pelo sindicato, onde se incluem o Ibama, ICMBio, Conab e Incra, entre outros.
Servidora de carreira do Incra, ela ressaltou a redução drástica no quadro de funcionários do órgão, que se aproxima de seu 54º aniversário em julho, mencionando que a superintendência já contou com 400 servidores e hoje opera com pouco mais de 90 profissionais. “Corremos risco de paralisação das atividades em diversos municípios caso não haja renovação no quadro de servidores”, alertou.
Margareth Buzaglo expressou gratidão aos líderes presentes que reforçaram a importância da Reforma Agrária, uma política protegida constitucionalmente e executada pelos servidores do Incra. Ela fez um apelo emocionante por apoio à campanha do sindicato, enfatizando que sem o devido suporte, “o Incra vai parar”.
O evento faz parte da campanha “Segunda-feira de luta”, que busca a reestruturação de carreiras. Margareth Buzaglo também aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha salarial defendida pelo Sindsep-AM e a Condsef entre os participantes, que incluíam representantes da Reforma Agrária, sindicatos rurais, associações de trabalhadores rurais, servidores da Conab, Icmbio, Ibama, MPF, órgãos estaduais e entidades municipais.
A campanha ganhou força com a organização de um abaixo-assinado endereçado ao presidente Lula, contando com o apoio dos trabalhadores rurais de 11 municípios, e representantes dos órgãos presentes, em solidariedade aos servidores do Incra. O ato simboliza a união e a determinação dos servidores na luta por reconhecimento e valorização de suas carreiras.
Ascom/Sindsep-AM