
O secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, está em Brasília representando a entidade numa grande agenda em defesa servidores e servidoras intoxicados da ex-Sucam. Nesta quarta-feira (29), ele participou de uma emocionante Marcha Nacional do Serviço Público. A mobilização reuniu centenas de trabalhadores públicos de diversas regiões do país.
Durante a tarde, os trabalhadores intoxicados realizaram uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde. Eles cobraram do governo federal o avanço da PEC 101/2019, que garante plano de saúde vitalício aos servidores contaminados por produtos como DDT e BHC — pesticidas usados durante ações de combate a doenças como a malária e a febre amarela.
A mobilização rendeu resultados concretos. Representantes dos servidores foram recebidos pela chefe de gabinete do ministro da Saúde, Eliane Cruz, por assessores da pasta, e por uma comitiva que entregou diretamente ao ministro Alexandre Padilha um documento com as principais reivindicações da categoria. Entre os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde, está a criação de um grupo de trabalho (GT) para discutir propostas de forma paritária, além da busca por diálogo com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para viabilizar a instalação da comissão especial que analisará a PEC 101.
Vale lembrar que a proposta, de autoria do ex-deputado Mauro Nazif, já teve sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 2021 e agora precisa avançar nas etapas seguintes de tramitação. No início de outubro, em Patos (PB), servidores intoxicados também entregaram suas demandas diretamente a Hugo Motta, que se comprometeu a apoiar o avanço da matéria.


A luta pela aprovação da PEC 101 e do PL 5.489/2023, que assegura assistência integral à saúde para os intoxicados da ex-Sucam e da Funasa, tem sido encampada nacionalmente pela Condsef/Fenadsef, por meio da Comissão Nacional dos Intoxicados.
O Sindsep-AM seguirá acompanhando de perto cada passo dessa luta e cobrando dos parlamentares o compromisso com a reparação histórica desses trabalhadores, que foram essenciais no combate às endemias e hoje vivem com sequelas profundas sem o devido respaldo do Estado.
A presença do secretário-geral em Brasília é mais uma demonstração do comprometimento do Sindsep-AM com as pautas mais urgentes da categoria. A entidade seguirá somando forças com os demais sindicatos da base da Condsef/Fenadsef para garantir justiça, dignidade e respeito a quem dedicou a vida ao serviço público.
Com informações e fotos da Condsef