
O Sindsep-AM marcará presença nas atividades da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. O evento reunirá pesquisadores, entidades sindicais, estudantes e representantes do governo para discutir o papel estratégico da ciência e tecnologia (C&T) no desenvolvimento do país.
Durante o encontro, o Fórum Nacional das Entidades Representativas das Servidoras e Servidores das Carreiras de C&T — do qual o Sindsep-AM faz parte — estará promovendo uma série de atividades em defesa das instituições públicas de pesquisa e pela valorização das carreiras do setor.
“O Sindsep-AM sempre teve um papel de destaque na valorização dos servidores da ciência e tecnologia. Participar da SBPC é uma oportunidade de diálogo com autoridades e com a comunidade científica para denunciar os ataques à nossa área e defender avanços concretos”, afirma Jorge Lobato, secretário de comunicação do Sindsep-AM.
Duas cartas elaboradas e aprovadas em reunião do Fórum de C&T estarão sendo distribuídas durante o evento. Elas apresentam denúncias, reivindicações e propostas.
A primeira carta faz um alerta sobre o desmonte da estrutura pública de C&T no Brasil, destacando o impacto do contingenciamento orçamentário, a ameaça às unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a urgência da recomposição de pessoal e investimentos.
A segunda carta resgata a trajetória histórica do Fórum como articulação sindical e reafirma a defesa de um plano de carreira transversal, a valorização dos cargos de nível intermediário e o uso prioritário do FNDCT em instituições públicas.
Entre os pontos principais da pauta emergencial defendida pelo Fórum de C&T estão:
- Recomposição orçamentária dos órgãos públicos de ciência e tecnologia;
- Realização de concursos públicos, especialmente para técnicos e assistentes;
- Manutenção do programa de bolsas PCI;
- R a destinação prioritária de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT) para instituições públicas.
“O Fórum é um espaço de construção coletiva fundamental para articular nossas lutas e denunciar os retrocessos. Em Recife, vamos dialogar com representantes do governo e da sociedade para exigir medidas concretas de valorização das nossas carreiras”, reforça Jorge Lobato.
O Sindsep-AM segue firme na luta pela valorização dos servidores públicos e na defesa de um Brasil que reconheça a importância da ciência e da tecnologia como ferramentas para a soberania e o desenvolvimento.
As cartas estão disponíveis abaixo, leia na íntegra:
Carta 1 – Na festa da ciência, é preciso combater as graves ameaças que a C&T brasileira enfrenta
Carta 2 – Fórum de C&T: uma experiência bem-sucedida de articulação sindical
Ascom/Sindsep-AM